Na minha opinião a música é essencial em nossa vida.Ela transpõe as barreiras do tempo e do espaço, penetra no ser humano e une culturas diferentes. Exprime sentimentos e emoções.Serve como uma espécie de elo com as experiências do passado que significaram algo para nós. Para mim a música aumenta o bem-estar, nos ajuda a relexar, estimula o pensamento e a reflexão. Ao cantar, nosso corpo libera energia e vibra. A música faz tão bem que é empregada para fins terapêuticos, nas religiões e até no ensino aprendizagem. Se conhecemos a música desde o início de nossas vidas, é de suma importância que continuemos a apreciá-la,para que possamos criar, ouvir e executar uma de nossas inteligências que é a musical. O ensino da música deve fazer parte da aprendizagem nas escolas, pois favorece o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo. Os meus alunos possuem aulas de música( incluídas no currículo escolar) e vibram toda vez que a professora chega na classe para trabalhar a música com eles. Eu sinto que eles ficam mais descontraídos e felizes. Na minha casa eu e meu marido ouvimos música diariamente e as minhas crianças aprenderam a apreciá-la conosco. Como diz a fábula da cigarra e da formiga , sem a música nossa vida seria amarga e o nosso trabalho mais árduo.
Professor me desculpe o atraso do trabalho, porque no grupo em que eu estava havia uma menina que disse que havia enviado o trabalho e isso nos prejudicou.
Míriam Salete Polastri Piai Pós-graduação em Arte e Educação - Rafard , S.P.
Ao ler o texto nos deparamos com conceitos intrigantes, refletindo sobre os mesmos, podemos citar dois ditos populares como caminhos para discussão: "Criança pequena aprende rápido// Hoje em dia as pessoas não tem palavra." No primeiro dito popular, citamos o como se dá a aprendizagem infantil, a criança pequena em contato com o conhecimento, experimenta, analisa possibilidades erra e tenta novamente, expressa sensações, emoções, vivem a aprendizagem no seu todo, não somente através de palavras, usam o corpo, ao crescer e ingressar no ensino fundamental, notamos que o corpo "para" e somente a linguagem oral e escrita passam a fazer parte do seu aprender, com o passar dos anos aprendem a escolher agir dentro de costumes morais e sociais, ditados pelos controladores (mídia), aqueles que apresentam dificuldades em aceitar tais imposições, ou vivem uma realidade fora desses padrões, são tidos como diferentes e tratados de maneira punitiva. Já o segundo dito popular, espõe o quanto o pensamento pode estar distante da realidade vivida e a desejada, para se manter inserido nessa massa social, acaba deixando de lado o seu verdadeiro EU, as palavras se tornam desconexas do que realmente se pensa e da ação daí a justificativa que concorda com o dito popular "Hoje em dia as pessoas não tem palavra". Tatiana e Simone Pós-graduação polo Rafard
Há algum tempo atrás, as aulas de arte eram consideradas por todos, professores e principalmente alunos, como menos importantes que as demais disciplinas ensinadas nas escolas. Deixava- se de lado a importância do ensino de arte pois, era considerada atividade de lazer . Será que o que é agradável não pode ser útil? A arte é considerada ainda hoje, por muitos como uma atividade prazerosa que ajuda que ajuda a aliviar as tensões acumuladas durante ao longo do dia, momentos nos quais somos e agimos como seres racionais somente e, deixamos as emoções para outros momentos mais apropriados para tal. Posso dizer que acontece o mesmo com os alunos nas escolas, onde apenas no recreio e nas aulas de arte pode- se liberar as emoções. Mas, será que nossos emoções não nos auxiliam em nenhum momento do nosso desenvolvimento intelectual e cognitivo? Partindo do pressuposto de que as emoções fazem parte do desenvolvimento do ser humano é que a arte- educação foi criada. Com o intuito de ter nas aulas de arte uma aliada que contribua para o pleno desenvolvimento intelectual e psicológico do ser humano, a arte- educação pretende dar um novo rumo à educação no Brasil. O que se pretende não é apenas treinar pessoas para serem artistas mas sim, desenvolver em todos as habilidades necessárias para lidar principalmente com emoções e sentimentos. Para entender o que realmente significa arte- educação é preciso entender a diferença entre aprendizagem e adestramento e para tanto é essencial esclarecer que o ser humano tem consciência reflexiva, ou seja, pode pensar em si próprio e em suas ações, consegue adaptar- se ao meio e modifica-lo. Essas características o difere dos demais animais que só aprendem porque são treinados e desse aprendizado depende sua sobrevivência. Acredito que o mundo dos humanos é muito mais complexo e amplo para ficarmos tomando como base de referência para nosso comportamento, o comportamento de outros animais. Através da palavra o homem dá sentido e organiza o mundo no qual vive procurando não apenas manter a vida, mas a coerência dela num mundo simbólico onde a palavra dá sentido às emoções e experiências vividas. Portanto, ao falarmos em aprendizagem há que se pensar numa educação que se dá de maneira significativa pois, aprendemos aquilo que nos tem algum sentido. Ao nascermos somos apresentados à vida humana e nos tornamos humanos em decorrência de um processo educativo, a socialização. Somos socializados a partir da cultura na qual estamos inseridos e, vale lembrar que diferentes comunidades humanas constituem culturas distintas. O que é considerado normal aqui pode não ser no Japão, por exemplo. Dentro desse contexto a escola surgiu como local onde são transmitidos os conhecimentos básicos às novas gerações. O papel da escola era e ainda é o de transmitir os conhecimentos universais e habilitar o indivíduo para conhecer o mundo racionalmente, separando a emoção da razão. Acreditamos que a educação atualmente tem mudado em relação ao que citamos acima mas, muito lentamente e utilizando- se de metodologias prontas copiadas de outros países onde a educação tem outra cara. Hoje ainda se ensina para reproduzir o pronto e não para criar e inovar, leva-se em conta a aprendizagem mecânica. O mundo a nossa volta é percebido emocionalmente e depois é que elaboramos racionalmente nossos sentimentos. Mas será que temos conseguido valorizar nos alunos sua expressividade e potencial criativo? É exatamente nesse ponto que entra a arte- educação para defender uma educação onde a expressão de sentimentos seja valorizada. Um artista, ao criar uma obra, não expressa somente seus sentimentos, ele consegue atingir os sentimentos daqueles que vêem sua obra e, cada um a interpreta à sua maneira, levando em consideração aquilo que lhe é conveniente. Através da arte podemos despertar a maneira particular do sentir de cada um e é esta a tarefa mais importante da arte – educação. Isso possibilita aos educando o desenvolvimento de uma visão menos racionalizada do mundo, onde o que importa não é somente conceito ou regra e sim, emoções, valores e que diga- se de passagem há muito tempo foram se perdendo. Desde longa data até os dias atuais, a escola ensina respostas prontas que devem ser aprendidas e memorizadas mas, muitas vezes tais respostas não respondem às indagações dos educandos. O que fazer então ? Na arte- educação tudo é levado em conta, principalmente o processo de criação, onde o educando é convidado a elaborar, pensar, refletir e dar sentido à sua própria visão de mundo. Então, entendemos que a arte- educação é muito diferente da educação artística que é vista como atividade lúdica, de passatempo, meramente destinada a ficar em segundo plano nas instituições de ensino. Para muitos professores o ensino da arte se restringe a pintar desenhos prontos, esquecem – se de explorar a expressão pessoal de cada um e, ao invés de propor a criação, propõem-se que copie ou imite o que já está pronto. Nosso desafio então, é o de superar concepções tecnicistas e utilitárias, de ir além do “deixar fazer” e da livre expressão apenas, para conhecer que a arte tem suas próprias características, objetivos e que cada professor deve conhecer melhor todas elas para se aventurar no ensino da arte. Enfim, precisamos enxergar longe e pensar grande em relação à arte em sala de aula. Necessitamos ver através de ações e atitudes, oportunidades de acertos e de vidas melhores, e para isso podemos contar com a arte.
Arte constantemente abre portas p/ um caminho onde o impossível não existe.Trabalhar a arte dá possibilidades de improvisar,transformar ir além da superficialidade entralaçar os conhecimentos,em suma-entrar no terreno criativo da condição humana. Considerada muitas vezes como privilégio das elites a arte não possui o reconhecimento devido dentro do âmbito escolar e na sociedade. Quem trabalha com arte pode,inclusive,ser arte -educador,mas isso não é automático.Quem da aulas de trabalhos manuais e/ou artesanato,idem.A arte educação tem propostas que vão além do ensino de uma técnica,seja artesanal ou artística. Outro conceito equivocadamente compreendido sobre a função da arte-educação é o conceito de interdisciplinaridade .Usar arte,na educação,como ferramenta de ensino de outras disciplinas não é arte-educação. Ilustrar textos em aulas de português,fazer teatrinho nas aulas de história ou usar origamis nas aulas de matemática não é arte-educação.Nestes casos está se usando a arte como ferramenta,não de forma interdisciplinar. O ensino da arte tem várias funções,dentre elas o fazer artístico,a história da arte e a apreciação ou fruição artística a arte educação promove todos estes aspectos em conjunto,visando uma formação mas consistente e ampla do indivíduo.
Componentes do grupo:SEAD-RAFARD
MARLENE CORREA DA SILVEIRA SILVA MARCIA G.GIOVANETTI VÂNIA COLOMBO ÉDINA APARECIDA S.DE OLIVEIRA REJANE V.MARRETTO MARILDA BRAGGION CÁSSIA APARECIDA TURCHETTE MARILEIDE C.MORETE ADRIANA C.NICOLETTI IVANA A. CAPELUPI
Boa tarde Professor Cesar, ao lermos o texto: CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA ESCOLA DE ARTE - Gostei muito quando Pavlov diz que a criança se expressa pela arte,me pareceu que ele nos diz que até o simples motivo da criança descobrir sua mão é uma manifestação de arte,e trazendo pra nossa realidade e relatos do grupo, pensamos na possibilidade de nossos alunos de creche, por exemplo,estar nos contando a sua vida pela brincadeira no dia a dia. E muitas vezes nós adultos nos escandalizamos com o que vemos. Realmente não fomos trabalhados a arte, que maravilha poder ajudar a criança a se desenvolver completamente e a colocar para fora todo seu bloqueio através da arte. SEAD RAFARD - GRUPO: Marilda Bragion Marcia Gimenes Giovanetti Maelene Correa da Silveira Silva Vania Colombo Édina Aparecida S. De Oliveira Rejane V. Marreto Cássia Aparecida Turchette Marileide C. Morete Adriana C. Nicoletti Ivana A. Capelupe
Concluimos que a Arte nas escolas, nunca foi vista como uma matéria de grande importância pelos alunos.Qual seria a "utilidade" dessas aulas para um futuro médico?Ou para outras profissões que não estejam ligados á arte? Podemos até pensar assim, mas a arte não é a penas lazer, diversão, ela nos beneficia em muitos aspectos.As nossas emoções podem ser expressas através da arte, das cores, figuras e além do mais ela nos acompanha desde o começo da história com O HOMEM DA CAVERNA, através do desenho para a comunicação e registro.Na arte- educação o que importa é o processo de criação e não o produto final,a conciência estética a capacidade de escolha e capacidade crítica também faz parte do processo de aprendizagem.
Queremos fazer um breve comentário sobre o que foi lido, mas principalmente levantar alguns pontos relevantes. Sabemos que o ensino da arte na escola irá desenvolver muitas habilidades em nossos alunos, bem como, possibilitará a ele expressar suas emoções e frustrações, mas infelizmente, a maioria dos professores encontra-se despreparado para trabalhar com a arte e acaba por matar a criatividade dos alunos com os desenhos prontos, com pinturas pré-determinadas, imagens estigmatizadas, não abrindo possilidade do aluno pensar, explorar e viver o momento do criar. Diante disso, em um trabalho feito para o porfessor Giuliano, colocamos algumas questões, que precisamos pensar, pois acreditamos que a maioria dos profionais não está preparado para o ensino da arte. Colocamos então as seguintes perguntas: Que tipo de (in)formação os profissionais da educação estão tendo para trabalharem com seus alunos, de modo sistemático, as diferentes linguagens artísticas? Se a habilitação para o magistério na ed. infantil e fundamental é prerrogativa do pedagogo, por que nos cursos de pedagogia e de formação de professores não são oferecidas disciplinas que comtemplem a especificidade de cada uma das linguagens artísticas(Artes Visuais, Dança, Música e Teatro)? Por que não se busca sinalizar procedimentos metodológicos para o trabalho sistemático na escolarização com cada uma das linguagens artísticas em cursos que tem como objetivo a formação dos profissionais da educação que atuarão nas creches, pré-escolas e ensino fundamental? Se cabe aos artistas, aos arte-educadores e aos professores de arte (egressos das icenciaturas em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) o trabalho pedagógico com as artes na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, por que é tão rara a presença desses profissionais nestes níveis da escolarização básica? Diante a todos esses questionamentos, devemos levar em conta que a grande maioria dos profissionais que trabalham na educação não possuem um preparo para trabalha corretamente o ensino da arte com seus alunos. Portanto, acreditamos que a arte só poderá ser bem aproveitada se possibilitarmos um ensino adequado da mesma. Então, vamos refletir um ponto sobre esses pontos.
Um abraço, professor, esperamos que nossa crítica seja bem entendida.
Juliana Pazianotto Fabiana Gabassi Evani S. Zanuni Marli Q. Zanuni
7 Comments:
Na minha opinião a música é essencial em nossa vida.Ela transpõe as barreiras do tempo e do espaço, penetra no ser humano e une culturas diferentes.
Exprime sentimentos e emoções.Serve como uma espécie de elo com as experiências do passado que significaram algo para nós.
Para mim a música aumenta o bem-estar, nos ajuda a relexar, estimula o pensamento e a reflexão. Ao cantar, nosso corpo libera energia e vibra.
A música faz tão bem que é empregada para fins terapêuticos, nas religiões e até no ensino aprendizagem.
Se conhecemos a música desde o início de nossas vidas, é de suma importância que continuemos a apreciá-la,para que possamos criar, ouvir e executar uma de nossas inteligências que é a musical.
O ensino da música deve fazer parte da aprendizagem nas escolas, pois favorece o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo.
Os meus alunos possuem aulas de música( incluídas no currículo escolar) e vibram toda vez que a professora chega na classe para trabalhar a música com eles. Eu sinto que eles ficam mais descontraídos e felizes.
Na minha casa eu e meu marido ouvimos música diariamente e as minhas crianças aprenderam a apreciá-la conosco. Como diz a fábula da cigarra e da formiga , sem a música nossa vida seria amarga e o nosso trabalho mais árduo.
Professor me desculpe o atraso do trabalho, porque no grupo em que eu estava havia uma menina que disse que havia enviado o trabalho e isso nos prejudicou.
Míriam Salete Polastri Piai
Pós-graduação em Arte e Educação - Rafard , S.P.
7:02 PM
Ao ler o texto nos deparamos com conceitos intrigantes, refletindo sobre os mesmos, podemos citar dois ditos populares como caminhos para discussão:
"Criança pequena aprende rápido// Hoje em dia as pessoas não tem palavra."
No primeiro dito popular, citamos o como se dá a aprendizagem infantil, a criança pequena em contato com o conhecimento, experimenta, analisa possibilidades erra e tenta novamente, expressa sensações, emoções, vivem a aprendizagem no seu todo, não somente através de palavras, usam o corpo, ao crescer e ingressar no ensino fundamental, notamos que o corpo "para" e somente a linguagem oral e escrita passam a fazer parte do seu aprender, com o passar dos anos aprendem a escolher agir dentro de costumes morais e sociais, ditados pelos controladores (mídia), aqueles que apresentam dificuldades em aceitar tais imposições, ou vivem uma realidade fora desses padrões, são tidos como diferentes e tratados de maneira punitiva.
Já o segundo dito popular, espõe o quanto o pensamento pode estar distante da realidade vivida e a desejada, para se manter inserido nessa massa social, acaba deixando de lado o seu verdadeiro EU, as palavras se tornam desconexas do que realmente se pensa e da ação daí a justificativa que concorda com o dito popular "Hoje em dia as pessoas não tem palavra". Tatiana e Simone Pós-graduação polo Rafard
5:26 PM
POR QUE ARTE- EDUCAÇÃO ?
Há algum tempo atrás, as aulas de arte eram consideradas por todos, professores e principalmente alunos, como menos importantes que as demais disciplinas ensinadas nas escolas. Deixava- se de lado a importância do ensino de arte pois, era considerada atividade de lazer . Será que o que é agradável não pode ser útil?
A arte é considerada ainda hoje, por muitos como uma atividade prazerosa que ajuda que ajuda a aliviar as tensões acumuladas durante ao longo do dia, momentos nos quais somos e agimos como seres racionais somente e, deixamos as emoções para outros momentos mais apropriados para tal. Posso dizer que acontece o mesmo com os alunos nas escolas, onde apenas no recreio e nas aulas de arte pode- se liberar as emoções. Mas, será que nossos emoções não nos auxiliam em nenhum momento do nosso desenvolvimento intelectual e cognitivo?
Partindo do pressuposto de que as emoções fazem parte do desenvolvimento do ser humano é que a arte- educação foi criada. Com o intuito de ter nas aulas de arte uma aliada que contribua para o pleno desenvolvimento intelectual e psicológico do ser humano, a arte- educação pretende dar um novo rumo à educação no Brasil. O que se pretende não é apenas treinar pessoas para serem artistas mas sim, desenvolver em todos as habilidades necessárias para lidar principalmente com emoções e sentimentos.
Para entender o que realmente significa arte- educação é preciso entender a diferença entre aprendizagem e adestramento e para tanto é essencial esclarecer que o ser humano tem consciência reflexiva, ou seja, pode pensar em si próprio e em suas ações, consegue adaptar- se ao meio e modifica-lo. Essas características o difere dos demais animais que só aprendem porque são treinados e desse aprendizado depende sua sobrevivência.
Acredito que o mundo dos humanos é muito mais complexo e amplo para ficarmos tomando como base de referência para nosso comportamento, o comportamento de outros animais.
Através da palavra o homem dá sentido e organiza o mundo no qual vive procurando não apenas manter a vida, mas a coerência dela num mundo simbólico onde a palavra dá sentido às emoções e experiências vividas.
Portanto, ao falarmos em aprendizagem há que se pensar numa educação que se dá de maneira significativa pois, aprendemos aquilo que nos tem algum sentido.
Ao nascermos somos apresentados à vida humana e nos tornamos humanos em decorrência de um processo educativo, a socialização. Somos socializados a partir da cultura na qual estamos inseridos e, vale lembrar que diferentes comunidades humanas constituem culturas distintas. O que é considerado normal aqui pode não ser no Japão, por exemplo.
Dentro desse contexto a escola surgiu como local onde são transmitidos os conhecimentos básicos às novas gerações.
O papel da escola era e ainda é o de transmitir os conhecimentos universais e habilitar o indivíduo para conhecer o mundo racionalmente, separando a emoção da razão.
Acreditamos que a educação atualmente tem mudado em relação ao que citamos acima mas, muito lentamente e utilizando- se de metodologias prontas copiadas de outros países onde a educação tem outra cara. Hoje ainda se ensina para reproduzir o pronto e não para criar e inovar, leva-se em conta a aprendizagem mecânica.
O mundo a nossa volta é percebido emocionalmente e depois é que elaboramos racionalmente nossos sentimentos. Mas será que temos conseguido valorizar nos alunos sua expressividade e potencial criativo?
É exatamente nesse ponto que entra a arte- educação para defender uma educação onde a expressão de sentimentos seja valorizada.
Um artista, ao criar uma obra, não expressa somente seus sentimentos, ele consegue atingir os sentimentos daqueles que vêem sua obra e, cada um a interpreta à sua maneira, levando em consideração aquilo que lhe é conveniente.
Através da arte podemos despertar a maneira particular do sentir de cada um e é esta a tarefa mais importante da arte – educação. Isso possibilita aos educando o desenvolvimento de uma visão menos racionalizada do mundo, onde o que importa não é somente conceito ou regra e sim, emoções, valores e que diga- se de passagem há muito tempo foram se perdendo.
Desde longa data até os dias atuais, a escola ensina respostas prontas que devem ser aprendidas e memorizadas mas, muitas vezes tais respostas não respondem às indagações dos educandos. O que fazer então ?
Na arte- educação tudo é levado em conta, principalmente o processo de criação, onde o educando é convidado a elaborar, pensar, refletir e dar sentido à sua própria visão de mundo. Então, entendemos que a arte- educação é muito diferente da educação artística que é vista como atividade lúdica, de passatempo, meramente destinada a ficar em segundo plano nas instituições de ensino.
Para muitos professores o ensino da arte se restringe a pintar desenhos prontos, esquecem – se de explorar a expressão pessoal de cada um e, ao invés de propor a criação, propõem-se que copie ou imite o que já está pronto.
Nosso desafio então, é o de superar concepções tecnicistas e utilitárias, de ir além do “deixar fazer” e da livre expressão apenas, para conhecer que a arte tem suas próprias características, objetivos e que cada professor deve conhecer melhor todas elas para se aventurar no ensino da arte.
Enfim, precisamos enxergar longe e pensar grande em relação à arte em sala de aula. Necessitamos ver através de ações e atitudes, oportunidades de acertos e de vidas melhores, e para isso podemos contar com a arte.
Silmara, Gislaine, Sonia valli, Rute, Eliana Rocha, Nilza Tombini, Aparecida Fátima
7:42 AM
Por Que Arte-Educação.
Arte constantemente abre portas p/ um caminho onde o impossível não existe.Trabalhar a arte dá possibilidades de improvisar,transformar ir além da superficialidade entralaçar os conhecimentos,em suma-entrar no terreno criativo da condição humana.
Considerada muitas vezes como privilégio das elites a arte não possui o reconhecimento devido dentro do âmbito escolar e na sociedade.
Quem trabalha com arte pode,inclusive,ser arte -educador,mas isso não é automático.Quem da aulas de trabalhos manuais e/ou artesanato,idem.A arte educação tem propostas que vão além do ensino de uma técnica,seja artesanal ou artística.
Outro conceito equivocadamente compreendido sobre a função da arte-educação é o conceito de interdisciplinaridade .Usar arte,na educação,como ferramenta de ensino de outras disciplinas não é arte-educação.
Ilustrar textos em aulas de português,fazer teatrinho nas aulas de história ou usar origamis nas aulas de matemática não é arte-educação.Nestes casos está se usando a arte como ferramenta,não de forma interdisciplinar.
O ensino da arte tem várias funções,dentre elas o fazer artístico,a história da arte e a apreciação ou fruição artística a arte educação promove todos estes aspectos em conjunto,visando uma formação mas consistente e ampla do indivíduo.
Componentes do grupo:SEAD-RAFARD
MARLENE CORREA DA SILVEIRA SILVA
MARCIA G.GIOVANETTI
VÂNIA COLOMBO
ÉDINA APARECIDA S.DE OLIVEIRA
REJANE V.MARRETTO
MARILDA BRAGGION
CÁSSIA APARECIDA TURCHETTE
MARILEIDE C.MORETE
ADRIANA C.NICOLETTI
IVANA A. CAPELUPI
6:44 PM
Boa tarde Professor Cesar, ao lermos o texto: CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA ESCOLA DE ARTE - Gostei muito quando Pavlov diz que a criança se expressa pela arte,me pareceu que ele nos diz que até o simples motivo da criança descobrir sua mão é uma manifestação de arte,e trazendo pra nossa realidade e relatos do grupo, pensamos na possibilidade de nossos alunos de creche, por exemplo,estar nos contando a sua vida pela brincadeira no dia a dia. E muitas vezes nós adultos nos escandalizamos com o que vemos. Realmente não fomos trabalhados a arte, que maravilha poder ajudar a criança a se desenvolver completamente e a colocar para fora todo seu bloqueio através da arte.
SEAD RAFARD - GRUPO:
Marilda Bragion
Marcia Gimenes Giovanetti
Maelene Correa da Silveira Silva
Vania Colombo
Édina Aparecida S. De Oliveira
Rejane V. Marreto
Cássia Aparecida Turchette
Marileide C. Morete
Adriana C. Nicoletti
Ivana A. Capelupe
12:04 PM
Porque Arte Educação?
Concluimos que a Arte nas escolas, nunca foi vista como uma matéria de grande importância pelos alunos.Qual seria a "utilidade" dessas aulas para um futuro médico?Ou para outras profissões que não estejam ligados á arte?
Podemos até pensar assim, mas a arte não é a penas lazer, diversão, ela nos beneficia em muitos aspectos.As nossas emoções podem ser expressas através da arte, das cores, figuras e além do mais ela nos acompanha desde o começo da história com O HOMEM DA CAVERNA, através do desenho para a comunicação e registro.Na arte- educação o que importa é o processo de criação e não o produto final,a conciência estética a capacidade de escolha e capacidade crítica também faz parte do processo de aprendizagem.
Luciana
Mileide
Carol
Sabrina
6:03 PM
Olá, professor Cesar.
Queremos fazer um breve comentário sobre o que foi lido, mas principalmente levantar alguns pontos relevantes.
Sabemos que o ensino da arte na escola irá desenvolver muitas habilidades em nossos alunos, bem como, possibilitará a ele expressar suas emoções e frustrações, mas infelizmente, a maioria dos professores encontra-se despreparado para trabalhar com a arte e acaba por matar a criatividade dos alunos com os desenhos prontos, com pinturas pré-determinadas, imagens estigmatizadas, não abrindo possilidade do aluno pensar, explorar e viver o momento do criar.
Diante disso, em um trabalho feito para o porfessor Giuliano, colocamos algumas questões, que precisamos pensar, pois acreditamos que a maioria dos profionais não está preparado para o ensino da arte.
Colocamos então as seguintes perguntas:
Que tipo de (in)formação os profissionais da educação estão tendo para trabalharem com seus alunos, de modo sistemático, as diferentes linguagens artísticas?
Se a habilitação para o magistério na ed. infantil e fundamental é prerrogativa do pedagogo, por que nos cursos de pedagogia e de formação de professores não são oferecidas disciplinas que comtemplem a especificidade de cada uma das linguagens artísticas(Artes Visuais, Dança, Música e Teatro)?
Por que não se busca sinalizar procedimentos metodológicos para o trabalho sistemático na escolarização com cada uma das linguagens artísticas em cursos que tem como objetivo a formação dos profissionais da educação que atuarão nas creches, pré-escolas e ensino fundamental?
Se cabe aos artistas, aos arte-educadores e aos professores de arte (egressos das icenciaturas em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) o trabalho pedagógico com as artes na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, por que é tão rara a presença desses profissionais nestes níveis da escolarização básica?
Diante a todos esses questionamentos, devemos levar em conta que a grande maioria dos profissionais que trabalham na educação não possuem um preparo para trabalha corretamente o ensino da arte com seus alunos.
Portanto, acreditamos que a arte só poderá ser bem aproveitada se possibilitarmos um ensino adequado da mesma.
Então, vamos refletir um ponto sobre esses pontos.
Um abraço, professor, esperamos que nossa crítica seja bem entendida.
Juliana Pazianotto
Fabiana Gabassi
Evani S. Zanuni
Marli Q. Zanuni
2:43 PM
Post a Comment
<< Home