Cesar, Já havia deixado um comentário sobre o texto que vc nos deixou como exercício e que vc já retirou mas,vou aproveitar para deixar outro registro sobre o CD "Pedro e o Lobo". Usei-o com algumas crianças individualmente em sala de terapia e foi impressionante como ficaram presos ao som (níveis de atenção concentração e interesse altíssimos). Fui trabalhando o conhecimento de cada instrumento e alguns me surpreenderam. Relataram inclusive as propagandas que a rede globo vem realizando sobre jovens instrumentistas e seus trabalhos nas orquestras. Foi muito proveitoso! Rita C. G. Cezaroni Terapeuta Ocupacional Pós - Mogi Mirim
Professor Cesar, achei os textos da apostila muito bom. Trabalho com a Educação Infantil (5 anos ) e gostei quando no texto fala que a música relaciona-se com o desenvolvimento motor da criança. Acredito que é isso mesmo, aqui onde trabalho usamos muito a música para o desenvolvimento do esquema corporal e posso garantir que as crianças adoram cartar. Canto todos os dias no início das minhas aulas com os meus alunos e aqui é uma escola municipal de 4 a 10 anos e que já tem aulas de música.
Fiquei muito surpresa, quando o texto comenta da pesquisa feita com os bebês na UTI e a música.
Professor Cesar, só tenho uma pergunta, o senhor sabe se deu certo a experiência com a música para aliviar os sintomas de náuseas e vômitos nas sessões de quimioterapia em pacientes com câncer ? É só um abraço,
Rute, também trabalho com música nas terapias e posso afirmar que em relação ao comportamento de agitação motora ela é muito eficaz. Também uso a dança circular com a Renta em grupos maiores. Não sei se vc conhece essa técnica de dança folclórica, mas aconselho que procure um curso e o faça. A música em associação com a dança é muito eficiente, pois nele vc consegue trabalhar não apenas o esquema corporal, mas também conceitos gerais de orientação temporal e espacial entre outras coisas muito mais abragentes.
Olá! Sou Terapeuta Ocupacional da turma da pós de Mogi Mirim. Li o texto sobre música e concordo com muitos aspectos descritos nele.Utilizo a música, em sua maioria, new age,como recurso terapeutico no tratamento de crianças com deficiência física e mental de forma individual ou em grupo.É uma linguagem de fácil compreensão, o que me auxilia no fator atenção e concentração. Também utilizo a música em associação com o corpo (dança adaptada para cadeirantes e dança circular). Alguém desenvolve trabalhos semelhantes?
Sou professora de 2ºano( alunos de 6 e 7 anos) numa escola municipal de Mogi mirim à 16 anos.Adoro trabalhar com música ,pois as crianças tem facilidade de aprender e adoram cantar. Li a apostila achei de fácil entendimento.Adorei as conceituações sobre a música e a parte que mais me encantou foi sobre a pesquisa sobre a música e o tratamento de cancêr.Espero que em breve tenhamos bons resultados.
Olá!! Interessante observar em cada música os instrumentos que a compõe. Isso estimula a atenção entre tantas outras coisas. Na dança, seja ela qual for, também é importante observar quais instrumentos compõem as melodias? Isso faz parte para que se tenha harmonia perfeita entre o que se vê e o que se ouve?
Oi Tânia, essa é uma possível idéia de sincronizar dança com música. Onde cada bailarina movimenta-se de acordo com as frases de um determinado instrumento. Em música, essa técnica de composição de identificar um personagem à uma idéia musical se chama Leitmotiv. De uma olhada em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leitmotiv_(M%C3%BAsica). A peça Pedro e o Lobo é um ótimo exemplo dessa técnica... Mas lembre-se, quando falamos de arte temos que entender em termos humanos de criação que é muito mais livre (e às vezes menos conectivo). Dê uma olhada também em "Serialismo", onde todas os signos musicais estão de alghuma forma conectados dentro de uma estrutura lógica. Olhe em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serialismo
Eu nunca vi algo parecido (mas imagino que já exista), mas podemos criar uma peça serial onde cada movimento da dança está estritamente relacionada à uma nota (ou idéia) musical...Ou seja, quando determinada frase é tocada (seja no mesmo instrumento ou não) o bailarino realiza uma determinada evolução.
Nossa!! Li os sites que vc me recomendou. Cheguei à conclusão que é a sincronia da música com a dança é muito mais complexo do que eu imaginava. Porém, fazem uma combinação perfeita!
Olá pessoal! Sou professora da Rede Municipal de Mogi Mirim e Mogi Guaçu, gosto muito de música e acredito também que ela tem efeito sobre as pessoas, conforme foi possível ver em vários itens da apostila. Mas, como se sabe e está mencionado no item 15, as alterações na LDB distanciaram ainda mais o uso da música nas Escolas, as iniciativas isoladas que sobrevivem, no sentido de levar melodia e harmonia à sala de aula, são raras e pouco divulgadas. A apostila trouxe informações enriquecedoras sobre a questão da música, contudo, tenho interesse e gostaria de saber mais sobre o uso da música instrumental, clássica ou moderna,na sala de aula e seu efeito na concentração e desempenho dos alunos, dentre outras coisas. Agradeceria por qualquer informação sobre o assunto. (Veronica - Mogi Mirim)
Professor gostei muito do texto. Ele me deu uma visão geral sobre a Educação Musical nos seus mais variados aspéctos. Gostei muito de ter lido sobre as várias experiências com a música principalmente na medicina, porém me encomodou ver que é na escola regular que não desfrutamos da música como poderíamos. A música se mostra um recurso tão a nossa disposição, basta que queiramos utilizá-la e teremos uma grande aliada, se portando como coadjuvante no processo de ensino aprendizagem. Vi que esta também foi a questão levantada pela minha colega Verônica e vou também gostar muito de ter mais informações. Elaine S. Depieri - Mogi Mirim
Prof. Cesar ao ler a apostila que retrata a história da música percebi o quanto essa é importante para o desenvolvimento do ser humano, principalmente o emocional. Foram muito importantes os textos lidos e de fácil interpretação, principalmente para nós educadores que convivemos com uma diversidade de alunos no nosso dia à dia. Através da música podemos sanar algumas dificuldades no desenvolvimento do ensino aprendizagem, despertar a criatividade e melhorar o relacionamento no convivio escolar.
Celma Marilia de Souza Prado e Adalgisa Conceição Esperança Mantovani.
Disciplina: Fundamentos e práticas do ensino da arte Professor: César Berton Aluna: Elaine dos Santos Depieri Cidade: Mogi Mirim
O primeiro capítulo do livro “O ensino da Arte” veio reafirmar o que discutimos na aula e o que eu penso sobre o conceito de arte. Definir arte é algo complexo, é a tentativa de criação de formas agradáveis; é expressão de qualquer ideal realizável pela artista em forma plástica; é expressão; é a sensibilidade estética do homem; é original – versão única e particular do mundo; é possuir forma especial que nos afeta de certa maneira; é emoção cultivando a boa forma e sintetizando tudo isso é a capacidade de olhar e a sensibilidade de registrar este olhar internamente”.
A função da arte transcende o homem. ele necessita da sua linguagem e autiliza como instrumento de expressão. Vivências artisticas e estéticas se mantiveram sempre presentes, com necessidades do homem organizá-las conforme seu contexto. A arte está na imagem, na mídia, nos aparelhos eletrônicos, etc, no seu olhar. Na escola é necessário ensinar a ver, analisar, especular e a inventar. Ser contemporâneo, tem que fazer fruir, refletir e argumentar. Segundo Ana Mae BArbosa, 1975(p.90)"antes de ser preparado para explicar a importância da arte na educação, o profesor deverá estar preparado para entender e explicar a função da arte para o indivíduo e para a sociedade.
Tânia Mara e Elaine Borin Disciplina: Fundamentos e práticas do ensino da arte Mogi-Mirim
14 Comments:
Cesar,
Já havia deixado um comentário sobre o texto que vc nos deixou como exercício e que vc já retirou mas,vou aproveitar para deixar outro registro sobre o CD "Pedro e o Lobo". Usei-o com algumas crianças individualmente em sala de terapia e foi impressionante como ficaram presos ao som (níveis de atenção concentração e interesse altíssimos). Fui trabalhando o conhecimento de cada instrumento e alguns me surpreenderam. Relataram inclusive as propagandas que a rede globo vem realizando sobre jovens instrumentistas e seus trabalhos nas orquestras. Foi muito proveitoso!
Rita C. G. Cezaroni
Terapeuta Ocupacional
Pós - Mogi Mirim
12:20 PM
Mogi Mirim 19 de Maio de 2008
Professor Cesar, achei os textos da apostila muito bom. Trabalho com a Educação Infantil (5 anos ) e gostei quando no texto fala que a música relaciona-se com o desenvolvimento motor da criança. Acredito que é isso mesmo, aqui onde trabalho usamos muito a música para o desenvolvimento do esquema corporal e posso garantir que as crianças adoram cartar. Canto todos os dias no início das minhas aulas com os meus alunos e aqui é uma escola municipal de 4 a 10 anos e que já tem aulas de música.
Fiquei muito surpresa, quando o texto comenta da pesquisa feita com os bebês na UTI e a música.
Professor Cesar, só tenho uma pergunta, o senhor sabe se deu certo a experiência com a música para aliviar os sintomas de náuseas e vômitos nas sessões de quimioterapia em pacientes com câncer ?
É só um abraço,
10:30 AM
Rute, também trabalho com música nas terapias e posso afirmar que em relação ao comportamento de agitação motora ela é muito eficaz. Também uso a dança circular com a Renta em grupos maiores. Não sei se vc conhece essa técnica de dança folclórica, mas aconselho que procure um curso e o faça. A música em associação com a dança é muito eficiente, pois nele vc consegue trabalhar não apenas o esquema corporal, mas também conceitos gerais de orientação temporal e espacial entre outras coisas muito mais abragentes.
4:41 PM
Rute, sou a Rita, e fiz o comentário acima. Um abraço!
4:43 PM
Olá!
Sou Terapeuta Ocupacional da turma da pós de Mogi Mirim. Li o texto sobre música e concordo com muitos aspectos descritos nele.Utilizo a música, em sua maioria, new age,como recurso terapeutico no tratamento de crianças com deficiência física e mental de forma individual ou em grupo.É uma linguagem de fácil compreensão, o que me auxilia no fator atenção e concentração. Também utilizo a música em associação com o corpo (dança adaptada para cadeirantes e dança circular). Alguém desenvolve trabalhos semelhantes?
11:41 AM
Márcia AP.TOLEDO Andrade
Sou professora de 2ºano( alunos de 6 e 7 anos) numa escola municipal de Mogi mirim à 16 anos.Adoro trabalhar com música ,pois as crianças tem facilidade de aprender e adoram cantar.
Li a apostila achei de fácil entendimento.Adorei as conceituações sobre a música e a parte que mais me encantou foi sobre a pesquisa sobre a música e o tratamento de cancêr.Espero que em breve tenhamos bons resultados.
Um abraço
Márcia
10:47 AM
Olá!! Interessante observar em cada música os instrumentos que a compõe. Isso estimula a atenção entre tantas outras coisas. Na dança, seja ela qual for, também é importante observar quais instrumentos compõem as melodias? Isso faz parte para que se tenha harmonia perfeita entre o que se vê e o que se ouve?
(Tânia - pós de Mogi-Mirim)
5:07 PM
Oi Tânia, essa é uma possível idéia de sincronizar dança com música. Onde cada bailarina movimenta-se de acordo com as frases de um determinado instrumento. Em música, essa técnica de composição de identificar um personagem à uma idéia musical se chama Leitmotiv. De uma olhada em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leitmotiv_(M%C3%BAsica). A peça Pedro e o Lobo é um ótimo exemplo dessa técnica...
Mas lembre-se, quando falamos de arte temos que entender em termos humanos de criação que é muito mais livre (e às vezes menos conectivo). Dê uma olhada também em "Serialismo", onde todas os signos musicais estão de alghuma forma conectados dentro de uma estrutura lógica.
Olhe em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serialismo
Eu nunca vi algo parecido (mas imagino que já exista), mas podemos criar uma peça serial onde cada movimento da dança está estritamente relacionada à uma nota (ou idéia) musical...Ou seja, quando determinada frase é tocada (seja no mesmo instrumento ou não) o bailarino realiza uma determinada evolução.
11:23 AM
Nossa!! Li os sites que vc me recomendou. Cheguei à conclusão que é a sincronia da música com a dança é muito mais complexo do que eu imaginava. Porém, fazem uma combinação perfeita!
(Tânia - Mogi-Mirim)
5:19 PM
Olá pessoal!
Sou professora da Rede Municipal de Mogi Mirim e Mogi Guaçu, gosto muito de música e acredito também que ela tem efeito sobre as pessoas, conforme foi possível ver em vários itens da apostila. Mas, como se sabe e está mencionado no item 15, as alterações na LDB distanciaram ainda mais o uso da música nas Escolas, as iniciativas isoladas que sobrevivem, no sentido de levar melodia e harmonia à sala de aula, são raras e pouco divulgadas.
A apostila trouxe informações enriquecedoras sobre a questão da música, contudo, tenho interesse e gostaria de saber mais sobre o uso da música instrumental, clássica ou moderna,na sala de aula e seu efeito na concentração e desempenho dos alunos, dentre outras coisas.
Agradeceria por qualquer informação sobre o assunto.
(Veronica - Mogi Mirim)
10:08 PM
Professor gostei muito do texto. Ele me deu uma visão geral sobre a Educação Musical nos seus mais variados aspéctos. Gostei muito de ter lido sobre as várias experiências com a música principalmente na medicina, porém me encomodou ver que é na escola regular que não desfrutamos da música como poderíamos. A música se mostra um recurso tão a nossa disposição, basta que queiramos utilizá-la e teremos uma grande aliada, se portando como coadjuvante no processo de ensino aprendizagem. Vi que esta também foi a questão levantada pela minha colega Verônica e vou também gostar muito de ter mais informações.
Elaine S. Depieri - Mogi Mirim
4:28 PM
Prof. Cesar ao ler a apostila que retrata a história da música percebi o quanto essa é importante para o desenvolvimento do ser humano, principalmente o emocional.
Foram muito importantes os textos lidos e de fácil interpretação, principalmente para nós educadores que convivemos com uma diversidade de alunos no nosso dia à dia. Através da música podemos sanar algumas dificuldades no desenvolvimento do ensino aprendizagem, despertar a criatividade e melhorar o relacionamento no convivio escolar.
Celma Marilia de Souza Prado e Adalgisa Conceição Esperança Mantovani.
3:14 PM
Disciplina: Fundamentos e práticas do ensino da arte
Professor: César Berton
Aluna: Elaine dos Santos Depieri
Cidade: Mogi Mirim
O primeiro capítulo do livro “O ensino da Arte” veio reafirmar o que discutimos na aula e o que eu penso sobre o conceito de arte.
Definir arte é algo complexo, é a tentativa de criação de formas agradáveis; é expressão de qualquer ideal realizável pela artista em forma plástica; é expressão; é a sensibilidade estética do homem; é original – versão única e particular do mundo; é possuir forma especial que nos afeta de certa maneira; é emoção cultivando a boa forma e sintetizando tudo isso é a capacidade de olhar e a sensibilidade de registrar este olhar internamente”.
9:17 AM
A função da arte transcende o homem. ele necessita da sua linguagem e autiliza como instrumento de expressão. Vivências artisticas e estéticas se mantiveram sempre presentes, com necessidades do homem organizá-las conforme seu contexto. A arte está na imagem, na mídia, nos aparelhos eletrônicos, etc, no seu olhar. Na escola é necessário ensinar a ver, analisar, especular e a inventar. Ser contemporâneo, tem que fazer fruir, refletir e argumentar. Segundo Ana Mae BArbosa, 1975(p.90)"antes de ser preparado para explicar a importância da arte na educação, o profesor deverá estar preparado para entender e explicar a função da arte para o indivíduo e para a sociedade.
Tânia Mara e Elaine Borin
Disciplina: Fundamentos e práticas do ensino da arte
Mogi-Mirim
2:15 PM
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