olá..professor...estou visitando seu blog e estou curtindo muito....fiz muito tempo de aulsa de musicas e estou gostando muito de ampliar meus comnhecimentos...em breve enviaremos o trabalho...
Achei muito interessante o texto "Efeitos da música nas pessoas". Este texto foi muito importante para minha atividade profissional, pois compreendi que na maioria das vezes não temos consciência da ação que a música exerce sobre as pessoas. A música exprime sentimentos, emoções e ultrapassa os limites da palavra. Ela faz parte da vida social e individual e pode produzir uma variedade de emoções e comportamentos, como excitação, sensualidade, melancolia, amor e até rebeldia. É verdade que a música pode nos fazer mal, mas na maioria das vezes ela aumenta nosso bem-estar, estimula o pensamento, a reflexão, proporciona conforto e nos torna mais energizados - daí a importância de se trabalhar a música com os alunos.
Com a nova LDB a educação musical foi extinta dos curriculos escolares e foi incluída nas aulas de Arte, onde o professor muitas vezes sem formação ministra aulas de teatro, dança, música e artes visuais. Em muitas aulas de música os alunos cantam de qualquer maneira para passar a hora. As aulas com professor formado em música faz muita falta. Vejo onde trabalho a bandinha abandonada numa sala e quando usada e totalmente de forma errada. Devido a isso incentivamos muito a participação dos alunos no Projeto Guri e temos resultados gratificantes. A música segundo Augusto Cury desacelera o pensamento, alivia a ansiedade, melhora a concentração, desenvolve o prazer de aprender, educa a emoção. A música ambiente aquieta o pensamento, melhora a concentração e a assimilação de informação, relaxa os mestres e anima os alunos.
Olá Professor; Li o texto: O efeito das músicas nas pessoas e percebi que é indiscutível a ação da música na vida do ser humano e da sociedade. A música pode curar, elevar, acalmar, iluminar, nutrir e fortalecer. Mesmo sem enxergar a música e seus efeitos, sabemos da ação que ela exerce sobre nós. Dependendo de seu estado de espírito a música pode nos irritar, estimular nossa agressividade, como aponta Langslet. Mas na maioria dos casos a música aumenta nosso bem estar, ajuda-nos a relaxar e pode produzir uma variedade de emoções: excitação, sensualidade, melancolia, júbilo, amor romântico...
Átravés da leitura do texto proposto, pude constatar que a música não é algo que define unicamente. Se procurarmos em um dicionário o seu significado chegaremos à inumeras conclusões. A música tem a capacidade de nos envolver, ela tem o poder de tocar a nossa alma e nos fazer ouvir os nossos sentimentos mais profundos. Enfim, a música está em nós, cada um em seu ritmo.
Olá professor; Li o texto e fiquei feliz ao saber que minha escola está caminhando certo na formação dos alunos,já tinha noção exatamente das melhorias produzidas pela música,mas pude constatar que estamos no caminho certo.Oferemos em nossa escola:aulas de música,teatro,dança e percussão e apesar de ser uma experiencia recente(só 6 meses)já notamos um interesse muito grande por parte dos alunos e até uma mudança de comportamento o que ajuda muito na formação do carater desses alunos. Espero em breve mandar noticias das novidades que aparecerem por aqui. Até mais! Ivana Rafard
Olá professor, não tive o prazer de assistir sua aula pois estava de licença médica porque quase perdi meu bebê (estou grávida), lí sua apostila e principalmente o texto. Sobre o texto: sinto muita dificuldade em ensinar música nas aulas de artes, pois na faculdade não foi ensinado profundamente isso, minha formação é em desenho geométrico e artes plásticas, e por esse motivo a música procuro trabalhar através de audição de diferentes instrumentos musicais, estilos de músicas, sua origem, etc ´pois assim os alunos tem um contato com diversos tipos de músicas, instrumentos e épocas fazendo com que eles apreciem e respeitem a diversidade musical. Pelo fato de estar grávida, sinto realmente que o bebê responde aos estimulos musicais, ele se agita quando a música contém instrumentos com sons mais fortes e se acalma com músicas suaves. È realmente a música interfere em nosso mundo e é de extrema importância trabalha-la desde a infancia. até mais Carolina Piai pós rafard
Bom dia,Professor! Li o texto proposto e concordo que a música é fundamental em nossas vidas,na escola que trabalho as aulas de música fazem parte do currículo e são ministradas por ótimas professoras,é muito importante na formação das crianças e nosso Departamento sempre valorizou essas aulas diferenciadas oferecidas aos alunos.Espero que o nosso Departamento continue colocando a formação dos alunos em primeiro lugar,oferecendo sempre aulas diversificadas! Principalmente aulas de música! Um abraço! Adriana Pós Graduação Sead Rafard
Olá Professor, boa noite!! Li o texto e é muito bom poder contar com os benefícios que a música nos proporciona. Ela está ligada ao nosso emocional, pois quando estamos agitados, gostamos de ouvir uma música mais animada e quando estamos tristes, tendemos ouvir músicas mais calmas. Na nossa sala de aula, na escola, a música é um ótimo instrumento para estimular o pensamento, a reflexão e desenvolver o senso crítico do indivíduo. Aqui em nossas escolas os alunos tem aulas de música e são incentivados a desenvolver cada vez mais seu gosto por ela. Até mais, Lígia Pós Graduação SEAD Rafard
O texto proposto para leitura nos leva a refletir o quanto o gosto pela música na escola dever ser "cultivado" por nós educadores. Por ser uma linguagem universal ela ultrapassa limites, trazendo sensibilidade, alegria e harmonia. Na Literatura encontramos experiências com a música que nos mostra o benefício que ela traz ao ser humano deixando o seu estado emocional mais equilibrado e os sinais vitais mais estáveis. Em Rafard à aula de música faz parte obrigatória do Componente Curricular desde a Educação Infantil até a 4ª série. Acreditamos que estamos então no caminho certo. Um grande abraço! Marlene Corrêa da Silveira Silva
Fico feliz que estamos no caminho certo, pois aqui no município de Rafard as aulas de música já fazem parte do componente Curricular desde 2001. Sabemos que a música socializa as pessoas, as crianças compartilham com alegria, brincando, aprendendo compassos, ritmos, respiração, etc. Observamos no decorrer desses anos que a música colaborou significativamente no processo ensino aprendizagem dos nossos alunos melhorando a sua concentração, aprendizagem de conceitos, memorização e expressão, melhorando assim o seu desempenho escolar.
O texto proposto para leitura nos leva a refletir o quanto o gosto pela música na escola dever ser "cultivado" por nós educadores. Por ser uma linguagem universal ela ultrapassa limites, trazendo sensibilidade, alegria e harmonia. Na Literatura encontramos experiências com a música que nos mostra o benefício que ela traz ao ser humano deixando o seu estado emocional mais equilibrado e os sinais vitais mais estáveis. Em Rafard à aula de música faz parte obrigatória do Componente Curricular desde a Educação Infantil até a 4ª série. Acreditamos que estamos então no caminho certo. Um grande abraço! Marlene Corrêa da Silveira Silva SEAD - Rafard - SP
Esse texto que li me leva a refletir como nós educadores devemos nortear o aluno como participante ativo do processo ensino-aprendizagem, através da música pois ela é uma linguagem universal, não precisa de tradução, ultrpassa os limites da palavra, exprimindo sentimentos e emoções. Em Rafard a música já faz parte do cotidiano escolar pois desde a Educação Infantil os alunos já tem contato com ela desenvolvendo assim suas habilidades motoras, ritmicas e de concentração. Com isso o rendimento escolar é satisfatório.
Olá, professor!!! Gostei muito do texto que vc deixou na apostila para leitura, realmente podemos perceber o quanto a música pode ser importante na vida de uma pessoa. Acredito que o trabalho com a música na escola ajuda demais os alunos. O desenvolvimento deles é outro. O trabalho com música com crianças deficientes é muito legal e nos traz grandes avanços. A música pode mudar a vida de uma pessoa. Portanto, devemos aproveitá-la e aprendê-la sempre. Juliana SEAD - Rafard
Olá,professor César! Li o texto proposto e percebi a importância que a música tem na vida das pessoas, pois ela nos alegra,nos proporciona prazer,torna um ambiente harmônico,ultrapassa os limites da palavra.Tudo isso se torna evidente durante a minha prática pedagógica quando trabalho com músicas infantis(alunos de 6 anos),eles ficam entusiasmados e motivados a aprender.As aulas se tornam muito mais prazerosas!!!
Sabemos que a música faz parte do cotidiano de todos, principalmente dos alunos. O propósito não é trabalhar a música somente como motivação de uma aula, mas sim despertar o aluno a interpretação da música baseado no conhecimento e na experiência de vida que ele já possue. E ao questionar a letra da música o aluno enriquece a sua visão de mundo e troca idéias com o grupo dando opiniões, confrontando e buscando informações. É interessante ressaltar que ao trabalharmos as músicas podemos perceber que algumas delas refletem o momento presente, a realidade, o cotidiano e outras nos lembram algo distante, épocas passadas e ainda acontecimentos que marcaram história. Desta maneira o aluno pode construiur o próprio texto, baseando-se na leitura e interpretação discutida em sala de aula.
Li o texto proposto e percebi que a música é um dos principais fotores, na estimulação do conhecimentos, pois com a música podemos nos comunicar de diferentes maneiras, ela pode expressar um estado de espírito, alegria ou tristeza, tornando-se uma linguagem universal onde podemos nos expressar. Através da musicalização em sala de aula percebi que os alunos interagiram melhor com o conteúdo, tornando as aulas mais prazerosas.
OLÁ PROFº CÉSAR TUDO BEM ? De acordo com o texto, percebi a importância da música no processo ensino-aprendizagem. A música faz parte de uma linguagem universal sendo ultrapassado limites, harmonia e percepção. Faz os alunos refletirem pensamentos e reflexões no qual serve de parâmetros para nós educadores. Gostei muito desse texto mas precisamos trocar mais experiências relacionadas ao nosso cotidiano. Abraços Márcia Valesin
Ao ler o texto "Por que arte-educação?" percebi que realmente é preciso mudar, inovar o ensino, e a arte é um ótimo caminho na busca dessa inovação. Muitos profissionais ligados à educação (inclusive eu) têm essa consciência, mas ficam,muitas vezes envolvidos com tanta "cobrança" de notas, relatórios, cumprimento de todo o conteúdo proposto para determinada série que as aulas mais inovadoras, dinâmicas acabam não acontecendo efetivamente. Como diz no texto "A escola não pode mais produzir mão-de-obra para o mundo moderno, precisa trabalhar com os alunos sem separar razão e sentimento". A arte não pode mais ser considerada como um mero lazer, uma distração, mas como um meio de expressão pessoal, sentimentos e significações. Esse texto me fez refletir sobre os momentos nos quais estou com meus alunos. Procuro a cada dia rever a minha prática pedagógica não me esquecendo que cada aluno tem seus sentimentos, sua maneira de pensar, se expressar,seu jeito de viver!
19 Comments:
olá..professor...estou visitando seu blog e estou curtindo muito....fiz muito tempo de aulsa de musicas e estou gostando muito de ampliar meus comnhecimentos...em breve enviaremos o trabalho...
8:13 AM
Oi professor Cesar.
Achei muito interessante o texto "Efeitos da música nas pessoas". Este texto foi muito importante para minha atividade profissional, pois compreendi que na maioria das vezes não temos consciência da ação que a música exerce sobre as pessoas. A música exprime sentimentos, emoções e ultrapassa os limites da palavra. Ela faz parte da vida social e individual e pode produzir uma variedade de emoções e comportamentos, como excitação, sensualidade, melancolia, amor e até rebeldia. É verdade que a música pode nos fazer mal, mas na maioria das vezes ela aumenta nosso bem-estar, estimula o pensamento, a reflexão, proporciona conforto e nos torna mais energizados - daí a importância de se trabalhar a música com os alunos.
Gislaine Engel
8:43 AM
Com a nova LDB a educação musical foi extinta dos curriculos escolares e foi incluída nas aulas de Arte, onde o professor muitas vezes sem formação ministra aulas de teatro, dança, música e artes visuais. Em muitas aulas de música os alunos cantam de qualquer maneira para passar a hora. As aulas com professor formado em música faz muita falta. Vejo onde trabalho a bandinha abandonada numa sala e quando usada e totalmente de forma errada. Devido a isso incentivamos muito a participação dos alunos no Projeto Guri e temos resultados gratificantes. A música segundo Augusto Cury desacelera o pensamento, alivia a ansiedade, melhora a concentração, desenvolve o prazer de aprender, educa a emoção. A música ambiente aquieta o pensamento, melhora a concentração e a assimilação de informação, relaxa os mestres e anima os alunos.
7:30 AM
Olá Professor;
Li o texto: O efeito das músicas nas pessoas e percebi que é indiscutível a ação da música na vida do ser humano e da sociedade. A música pode curar, elevar, acalmar, iluminar, nutrir e fortalecer. Mesmo sem enxergar a música e seus efeitos, sabemos da ação que ela exerce sobre nós.
Dependendo de seu estado de espírito a música pode nos irritar, estimular nossa agressividade, como aponta Langslet. Mas na maioria dos casos a música aumenta nosso bem estar, ajuda-nos a relaxar e pode produzir uma variedade de emoções: excitação, sensualidade, melancolia, júbilo, amor romântico...
Aparecida Fátima B. Brugnerotto
5:14 AM
Átravés da leitura do texto proposto, pude constatar que a música não é algo que define unicamente. Se procurarmos em um dicionário o seu significado chegaremos à inumeras conclusões.
A música tem a capacidade de nos envolver, ela tem o poder de tocar a nossa alma e nos fazer ouvir os nossos sentimentos mais profundos.
Enfim, a música está em nós, cada um em seu ritmo.
11:08 AM
Olá professor;
Li o texto e fiquei feliz ao saber que minha escola está caminhando certo na formação dos alunos,já tinha noção exatamente das melhorias produzidas pela música,mas pude constatar que estamos no caminho certo.Oferemos em nossa escola:aulas de música,teatro,dança e percussão e apesar de ser uma experiencia recente(só 6 meses)já notamos um interesse muito grande por parte dos alunos e até uma mudança de comportamento o que ajuda muito na formação do carater desses alunos.
Espero em breve mandar noticias das novidades que aparecerem por aqui.
Até mais!
Ivana
Rafard
5:15 AM
Olá professor, não tive o prazer de assistir sua aula pois estava de licença médica porque quase perdi meu bebê (estou grávida), lí sua apostila e principalmente o texto. Sobre o texto: sinto muita dificuldade em ensinar música nas aulas de artes, pois na faculdade não foi ensinado profundamente isso, minha formação é em desenho geométrico e artes plásticas, e por esse motivo a música procuro trabalhar através de audição de diferentes instrumentos musicais, estilos de músicas, sua origem, etc ´pois assim os alunos tem um contato com diversos tipos de músicas, instrumentos e épocas fazendo com que eles apreciem e respeitem a diversidade musical. Pelo fato de estar grávida, sinto realmente que o bebê responde aos estimulos musicais, ele se agita quando a música contém instrumentos com sons mais fortes e se acalma com músicas suaves. È realmente a música interfere em nosso mundo e é de extrema importância trabalha-la desde a infancia.
até mais
Carolina Piai
pós rafard
2:58 PM
Bom dia,Professor!
Li o texto proposto e concordo que a música é fundamental em nossas vidas,na escola que trabalho as aulas de música fazem parte do currículo e são ministradas por ótimas professoras,é muito importante na formação das crianças e nosso Departamento sempre valorizou essas aulas diferenciadas oferecidas aos alunos.Espero que o nosso Departamento continue colocando a formação dos alunos em primeiro lugar,oferecendo sempre aulas diversificadas!
Principalmente aulas de música!
Um abraço!
Adriana
Pós Graduação
Sead Rafard
5:30 AM
Olá Professor, boa noite!!
Li o texto e é muito bom poder contar com os benefícios que a música nos proporciona. Ela está ligada ao nosso emocional, pois quando estamos agitados, gostamos de ouvir uma música mais animada e quando estamos tristes, tendemos ouvir músicas mais calmas.
Na nossa sala de aula, na escola, a música é um ótimo instrumento para estimular o pensamento, a reflexão e desenvolver o senso crítico do indivíduo.
Aqui em nossas escolas os alunos tem aulas de música e são incentivados a desenvolver cada vez mais seu gosto por ela.
Até mais,
Lígia
Pós Graduação
SEAD Rafard
5:26 PM
Bom dia César!
O texto proposto para leitura nos leva a refletir o quanto o gosto pela música na escola dever ser "cultivado" por nós educadores. Por ser uma linguagem universal ela ultrapassa limites, trazendo sensibilidade, alegria e harmonia.
Na Literatura encontramos experiências com a música que nos mostra o benefício que ela traz ao ser humano deixando o seu estado emocional mais equilibrado e os sinais vitais mais estáveis.
Em Rafard à aula de música faz parte obrigatória do Componente Curricular desde a Educação Infantil até a 4ª série.
Acreditamos que estamos então no caminho certo.
Um grande abraço!
Marlene Corrêa da Silveira Silva
9:13 AM
Olá César, tudo bem!
Fico feliz que estamos no caminho certo, pois aqui no município de Rafard as aulas de música já fazem parte do componente Curricular desde 2001.
Sabemos que a música socializa as pessoas, as crianças compartilham com alegria, brincando, aprendendo compassos, ritmos, respiração, etc. Observamos no decorrer desses anos que a música colaborou significativamente no processo ensino aprendizagem dos nossos alunos melhorando a sua concentração, aprendizagem de conceitos, memorização e expressão, melhorando assim o seu desempenho escolar.
Um abraço!
Márcia Gimenes Giovanetti
SEAD - Rafard - SP
12:33 PM
Bom dia César!
O texto proposto para leitura nos leva a refletir o quanto o gosto pela música na escola dever ser "cultivado" por nós educadores. Por ser uma linguagem universal ela ultrapassa limites, trazendo sensibilidade, alegria e harmonia.
Na Literatura encontramos experiências com a música que nos mostra o benefício que ela traz ao ser humano deixando o seu estado emocional mais equilibrado e os sinais vitais mais estáveis.
Em Rafard à aula de música faz parte obrigatória do Componente Curricular desde a Educação Infantil até a 4ª série.
Acreditamos que estamos então no caminho certo.
Um grande abraço!
Marlene Corrêa da Silveira Silva
SEAD - Rafard - SP
12:35 PM
Tudo bem César!
Esse texto que li me leva a refletir como nós educadores devemos nortear o aluno como participante ativo do processo ensino-aprendizagem, através da música pois ela é uma linguagem universal, não precisa de tradução, ultrpassa os limites da palavra, exprimindo sentimentos e emoções.
Em Rafard a música já faz parte do cotidiano escolar pois desde a Educação Infantil os alunos já tem contato com ela desenvolvendo assim suas habilidades motoras, ritmicas e de concentração. Com isso o rendimento escolar é satisfatório.
Marilda Bragion
SEAD - Rafard - SP
12:40 PM
Olá, professor!!!
Gostei muito do texto que vc deixou na apostila para leitura, realmente podemos perceber o quanto a música pode ser importante na vida de uma pessoa. Acredito que o trabalho com a música na escola ajuda demais os alunos. O desenvolvimento deles é outro. O trabalho com música com crianças deficientes é muito legal e nos traz grandes avanços. A música pode mudar a vida de uma pessoa. Portanto, devemos aproveitá-la e aprendê-la sempre.
Juliana
SEAD - Rafard
2:08 PM
Olá,professor César!
Li o texto proposto e percebi a importância que a música tem na vida das pessoas, pois ela nos alegra,nos proporciona prazer,torna um ambiente harmônico,ultrapassa os limites da palavra.Tudo isso se torna evidente durante a minha prática pedagógica quando trabalho com músicas infantis(alunos de 6 anos),eles ficam entusiasmados e motivados a aprender.As aulas se tornam muito mais prazerosas!!!
5:37 PM
Sabemos que a música faz parte do cotidiano de todos, principalmente dos alunos. O propósito não é trabalhar a música somente como motivação de uma aula, mas sim despertar o aluno a interpretação da música baseado no conhecimento e na experiência de vida que ele já possue. E ao questionar a letra da música o aluno enriquece a sua visão de mundo e troca idéias com o grupo dando opiniões, confrontando e buscando informações. É interessante ressaltar que ao trabalharmos as músicas podemos perceber que algumas delas refletem o momento presente, a realidade, o cotidiano e outras nos lembram algo distante, épocas passadas e ainda acontecimentos que marcaram história. Desta maneira o aluno pode construiur o próprio texto, baseando-se na leitura e interpretação discutida em sala de aula.
5:02 AM
Bom dia Cesár!
Li o texto proposto e percebi que a música é um dos principais fotores, na estimulação do conhecimentos, pois com a música podemos nos comunicar de diferentes maneiras, ela pode expressar um estado de espírito, alegria ou tristeza, tornando-se uma linguagem universal onde podemos nos expressar. Através da musicalização em sala de aula percebi que os alunos interagiram melhor com o conteúdo, tornando as aulas mais prazerosas.
Cristiany Leal
pós- Rafad.
7:00 AM
OLÁ PROFº CÉSAR TUDO BEM ?
De acordo com o texto, percebi a importância da música no processo ensino-aprendizagem.
A música faz parte de uma linguagem universal sendo ultrapassado limites, harmonia e percepção.
Faz os alunos refletirem pensamentos e reflexões no qual serve de parâmetros para nós educadores.
Gostei muito desse texto mas precisamos trocar mais experiências relacionadas ao nosso cotidiano. Abraços Márcia Valesin
1:07 PM
Oi, professor César!
Ao ler o texto "Por que arte-educação?" percebi que realmente é preciso mudar, inovar o ensino, e a arte é um ótimo caminho na busca dessa inovação. Muitos profissionais ligados à educação (inclusive eu) têm essa consciência, mas ficam,muitas vezes envolvidos com tanta "cobrança" de notas, relatórios, cumprimento de todo o conteúdo proposto para determinada série que as aulas mais inovadoras, dinâmicas acabam não acontecendo efetivamente.
Como diz no texto "A escola não pode mais produzir mão-de-obra para o mundo moderno, precisa trabalhar com os alunos sem separar razão e sentimento".
A arte não pode mais ser considerada como um mero lazer, uma distração, mas como um meio de expressão pessoal, sentimentos e significações.
Esse texto me fez refletir sobre os momentos nos quais estou com meus alunos. Procuro a cada dia rever a minha prática pedagógica não me esquecendo que cada aluno tem seus sentimentos, sua maneira de pensar, se expressar,seu jeito de viver!
Eliana Moretti
SEAD-Rafard
12:26 PM
Post a Comment
<< Home